RAGE Engine – Conheça o motor gráfico do GTA 6

RAGE Engine motor gráfico do GTA 6 – Foto Reprodução: GTA RP Brasil
A Rockstar Advanced Game Engine ou RAGE Engine é o motor gráfico proprietário da Rockstar Games, é usado em diversos jogos da produtora e foi desenvolvido como forma da estrela do Rock depender menos de programas de terceiros para desenvolver os seus jogos. Será este o motor gráfico de GTA 6?
- GTA 6 – Detalhes sobre o GTA Online 2 Revelados
- GTA 6 Trailer | Insider SanInPlay vaza roteiro e informações exclusivas do trailer
O que é o Rockstar Advanced Game Engine (RAGE Engine)
Rockstar Advanced Game Engine (RAGE) é um motor de jogo proprietário desenvolvido pela empresa Rockstar Games e por sua subsidiária Rockstar San Diego, baseada nos Estados Unidos. O motor utiliza a tecnologia motion capture, e foi desenvolvido visando facilitar e melhorar a realidade dos jogos da nova geração.
A cidade de Los Santos vista em Grand Theft Auto V. O jogo utiliza os muitos elementos gráficos da RAGE, como profundidade de campo, grande distância de renderização e efeitos climáticos detalhados.
- GTA 6 | Data de anúncio oficial pode ter sido revelada
- Protagonista Lucia de GTA 6 (GTA VI) tem novo Mod para GTA V
Empresa responsável por antiga engine usada por Rockstar Games foi Vendida
Anteriormente, a Rockstar Games usava a RenderWare, no entanto, a empresa responsável por essa engine, a Criterion Games, foi vendida para a EA Games, um pouco antes do lançamento de GTA San Andreas, sendo assim, a Rockstar Games começou a desenvolver a RAGE.
A Rockstar San Diego, em colaboração com NaturalMotion, criaram Rockstar Advanced Game Engine do zero, a partir de código C++, porém, a produtora sempre vem atualizando o motor gráfico com novas físicas, mais objetos destrutíveis e outras pequenas mas importantes melhorias.
- 5 personagens de GTA Online que devem voltar em GTA 6
- 5 tipos de missões que GTA 6 deve trazer de volta
Primeira Demo da Rage engine
Do mesmo modo, a primeira demo da RAGE Engine foi apresentada na E3 2005 e mostrava as primeiras imagens de desenvolvimento de Red Dead Redemption, na altura conhecido somente como “Old West Project“. Você pode conferir esse teaser abaixo:
Durante esse tempo, a Rockstar Games desenvolveu Table Tennis para PS3 e Xbox 360, que serviu essencialmente para demonstrar a engine para o mundo, esse jogo não vendeu muito, mas foi muito bem avaliado pela crítica, especialmente devido aos seus gráficos e física bastante realista.
O primeiro grande jogo a usar os benefícios da RAGE Engine foi Grand Theft Auto 4 que contava com gráficos incríveis para os consoles da época, bem como um mundo vivo e cheio de detalhes.

Funcionários da Rockstar North desenvolvendo GTA 5 na RAGE Engine – Foto Reprodução: GTA RP Brasil
Mais tarde, Red Dead Redemption, Max Payne 3 e Grand Theft Auto 5 também se beneficiaram das atualizações que a Rockstar San Diego vinha fazendo na engine, no entanto é em Red Dead Redemption 2 que podemos ver como o motor gráfico evoluiu ao longo dos anos e ainda está pronto para futuros grandes lançamentos.
Apesar de não estar confirmado, é quase certo que GTA 6 também vai usar uma versão mais atual da RAGE Engine com muitas mais melhorias do que a versão que encontramos em Red Dead Redemption 2.
Conclusão
Em suma se você gosta do nosso site e apoia nosso trabalho contamos contigo para que nos de aquela forcinha brasileira! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook e também se inscreve no canal do Youtube!
Fonte: Viciados