Entenda o que é a sincronização vertical dos monitores com a placa de vídeo e Quando usar o V-sync e como Ativá-lo
Primeiro de tudo precisamos esclarecer algumas coisas. A placa de vídeo é o componente do computador que é responsável por renderizar o jogo, ou seja, criar as imagens que a gente vê. Ela consegue gerar uma certa quantidade de imagens por segundo, que são os famosos FPS, que significa Frames per Second ou Quadros por Segundo.
O monitor por outro lado é o responsável por mostrar na tela essas imagens que a GPU gerou. Sendo assim, cada monitor tem o que é chamado de Refresh Rate ou Taxa de Atualização, que é basicamente o número de quadros que ele consegue mostrar por segundo.
Então com esses dois conceitos em mente, vamos ver um pouco mais a fundo como a placa de vídeo envia os quadros para o monitor. Toda placa de vídeo tem um componente chamado Framebuffer que é um tipo de memória especial, e essa memória é responsável por armazenar os quadros renderizados que vão ser mandados para o monitor. Normalmente esses quadros são armazenados em dupla: enquanto um é processado, o outro é enviado.
Beleza, mas qual é o problema? O problema surge quando você tem uma placa de vídeo que consegue gerar muito mais quadros do que seu monitor consegue exibir. Se o seu FPS é mais alto que a Taxa de Atualização do monitor, então você poderá ser vítima do Screen Tearing, que são quebras nas imagens exibidas.
O que é VSync?

A imagem mostra a diferença da qualidade com o V-sync em funcionamento e desligado – Foto Reprodução: GTA RP Brasil
O VSync é uma abreviação para Vertical Synchronization ou Sincronização Vertical, em português. É basicamente um método computacional para sincronizar a placa de vídeo com o dispositivo de exibição. Quando ativado, ele força a GPU a produzir uma quantidade de quadros por segundo igual a um fator da taxa de atualização do monitor porque ele faz com que o monitor envie um sinal pedindo à placa de vídeo um novo quadro para exibir.
E apesar de parecer simples, o VSync de fato é efetivo! Sua utilização elimina completamente o Tearing, uma vez que a GPU será forçada a aguardar o monitor reproduzir o buffer antes de poder renderizar um novo quadro, impossibilitando sua sobreposição.
Quando usar o V-sync?
O VSync só ajuda com a separação da tela e só faz isso limitando o FPS quando necessário. Dessa forma, se o seu monitor não consegue acompanhar o FPS de um jogo específico, o VSync pode fazer uma grande diferença. No entanto, o VSync não pode melhorar sua resolução, cores ou níveis de brilho, como HDR.
Habilitar e desabilitar a sincronização vertical
Sincronização vertical (VSync) ajuda a criar estabilidade ao sincronizar a velocidade de fotogramas da imagem do seu jogo ou da aplicação com a taxa de atualização do monitor. Se não estiverem sincronizadas, poderá existir uma quebra no ecrã, um efeito que faz com que a imagem pareça apresentar falhas ou pareça duplicada horizontalmente ao longo do monitor.
Quando a VSync está ativada, você obtém quadros perfeitamente alinhados, sem falhas. Quando a VSync está desativada, os Quadros por segundo (FPS) são virtualmente ilimitados, mas, dependendo da sua configuração, é mais provável que existam quebras no monitor, instabilidade ou irregularidades.
Como faço para ativar o Vsync?
- Clique no botão Iniciar ou no ícone do Windows.
- Digite painel de controle da NVIDIA na barra de pesquisa.
- Aperte Enter no seu teclado.
- Clique em Gerenciar as configurações em 3D.
- Sob a seção Eu quero usar as seguintes configurações de 3D, role até encontrar a opção Sincronização vertical.
Para ativar o Vsync no jogo, você pode acessar Configurações –> Vídeo –> Qualidade de Gráficos e configurar o Vsync como LIG.
Saiba Como Aumentar o FPS no GTA 5 RP
Veja Como Aumentar o FPS GTA RP e como Ajustar o OBS no Vídeo abaixo:
Gosta do GTA RP Brasil? Contamos contigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Também faça parte da discussão no Facebook, Twitter e Instagram!